7 Passos para começar a usar o Bitrix24

Preparamos neste post 7 passos iniciais (e fundamentais) para começar a dar os primeiros passos no Bitrix24.

Caso você ainda não tenha sua conta, clique AQUI e crie agora em Português (Brasil).

Veja também o episódio do 24Cast #89 – Dicas de primeiros passos no Bitrix24

Vamos em frente!!!

1 ) Qual o seu foco com o Bitrix24?

Quando você inicia o uso do Bitrix, a primeira coisa é definir qual o objetivo principal de uso, neste caso é sugerido pensando em 4 possibilidades:

• Comunicações – Foco em conversas e rede social corporativa
  • CRM – Automação de Vendas
  • Tarefas – Foco em gerenciamento de projetos e tarefas
  • Sites – Websites e Landing Page

Esta definição é importante para que o ambiente e menus sejam mais apropriado para sua necessidade.

Se tiver em dúvida, não se preocupe, é possível ajustar isto futuramente (Vou decidir mais tarde).

2) Configurações iniciais básicas

O Bitrix vai sugerir que seja alterado o nome do ambiente criado, neste caso você pode alterar para suaempresa.bitrix24.com.br para facilitar a navegação e compartilhamento futuro com os demais colaboradores.

Caso você tenha perdido esta sugestão, não tem problema, existe um outro caminho para realizar este ajuste.

No menu do lado esquerdo da tela, clique em “Mais” e depois em “Configurações”.

Verifique se os campos “Empresa” e “Nome da Empresa a ser Exibido no Cabeçalho” esta de acordo com a nomenclatura da sua empresa.

Aproveite esta tela e realize os ajustes dos formatos de data, hora, nomes, horário de atendimento (tempo de trabalho), basicamente são campos importantes para o sistema.

Navegue até o final da tela e você vai encontrar uma opção para alterar o endereço de acesso ao seu ambiente, que é: “Change your Bitrix Address”, clique em “Change”.

Depois entre novamente com o nome da empresa e o endereço mais apropriado para sua empresa (suaempresa.bitrix24.com.br).

Claro, não esqueça de Salvar todas estas alterações.

3) Ocultando os dados de demonstração

Em novos ambientes é criado automaticamente alguns dados de demonstração, até para ilustrar funcionalidades gráficas da plataforma.

No menu “Fluxo de Atividades” você pode excluir (clique em “Mais” que vai aparecer opção de excluir”) algumas mensagens.

Além disso, no menu CRM (lado esquerdo) na opção “Início”, surgem vários gráficos bonitos com dados demonstração. Fique atento que no lado direito vai aparecer uma mensagem com uma opção (geralmente escrita na cor azul) com a opção de “ocultar dados de demonstração”.

Após este ajuste o Bitrix24 passa a considerar os dados reais da base de dados para apresentar os gráficos.

4) Customização de Menu

A flexibilidade do Bitrix24 é mesmo incrível, a possibilidade de customizar o Menu torna a navegação ainda mais agradável e intuitiva, facilitando assim o acesso aos itens importantes para sua organização.

No menu principal (lado esquerdo) uma das ultimas opções é “Configurar Menu”. Ao clicar nesta opção, temos duas opções importantes:

• Configurar Itens do Menu: Ao clicar nesta opção você pode ocultar os itens que você não vai utilizar neste primeiro momento. Neste caso basta arrastar o item para a seção “Oculto”, que divide os itens ativos dos inativos. Perceba que haverá um ícone na frente do nome do item do menu, ao levar o cursor até este ponto aparecerá um cursor para mover este item, ou ainda é possível clicar na canetinha (ícone) ao final do nome e irá aparecer a opção “ocultar item”. Ao término basta ir até Salvar Alterações.
  • Alterar ferramenta Principal: Clicando nesta opção, o Bitrix24 apresenta novamente uma tela com as opções de cenários para uso do ambiente, o que personaliza o menu com base nesta escolha.

Uma outra possibilidade é ir, por exemplo, no menu CRM, “Mais” e na opção “Configurar Menu”, funciona semelhante ao processo anterior.

5) Configurar o organograma da empresa

No menu principal, clique em “Empresa”. Nesta tela será apresentada o organograma da empresa, opção de lista dos funcionários e a possibilidade de criação de novos departamentos (conforme imagem acima).

A tela é bem intuitiva, então sugerimos que seja definido conforme a estrutura real da sua empresa, uma vez que esta configuração impacta diretamente nos acessos dos dados (hierarquia).

Aproveite também e complete o perfil do cadastro de cada funcionário, tornando assim a plataforma também útil para a equipe de recursos humanos da empresa.

6) Novos usuários

Aproveite o poder da plataforma de colaboração do Bitrix e convide outros usuários para interagirem dentro da ferramenta.

O convite pode ser enviado pela tela da Empresa (item anterior), no menu principal (lado esquerdo), opção “convidar usuário” ou na tela de Fluxo de Atividades, parte superior direita – “Convidar Usuário”.

Os convites podem ser enviados de 3 formas:

• Cadastro Rápido, neste caso um link será enviado para que o novo usuário entre com seus dados
  • Convidar usando e-mail, opção simples e rápido
  • Cadastrar, será necessário entrar com algumas informações do novo usuário.

Note que nas duas ultimas opções é possível determinar o departamento do novo usuário já no momento do cadastro, ou seja, toda hierarquia e permissões de acesso serão obedecidas.

7) Habilite o teste gratuito da versão Profissional por 30 dias

Agora que você deixou o Bitrix24 pronto para uso, que tal explorar todo o potencial da ferramenta.

No menu principal, clique em “Assinatura” e na tela procure por “Teste gratuito Bitrix24 Professional por 30 dias”, ao lado deste texto clique no botão “Tentar”.

Uma nova tela será apresentada, nela você pode clicar em “Ative 15 dias de teste”.

Pronto, agora é só explorar todo o potencial da plataforma Bitrix24!!