Campos personalizados são um diferencial do Bitrix24

A função de campos personalizados do Bitrix24 é uma das mais poderosas, porque transforma a ferramenta, de forma flexível, para atender às peculiaridades dos negócios. O Bitrix24 permite criar campos personalizados dentro das principais entidades da plataforma de CRM, Tarefas (Workflow) e documentos, o que permite adaptar o BItrix24 para os mais diversos tipos e portes de empresas. Lembrando que até mesmo a versão free do Bitrix24 oferece a personalização de campos.

Um dos cuidados na hora de criar campos é verificar aquilo que o Bitrix24 já traz, porque muitas vezes a ferramenta já atende ao básico dos negócios, com a vantagem de que os campos nativos já podem ser traduzidos para os diversos idiomas, o que facilita, por exemplo, o trabalho em empresas com polos em diferentes países. E com a personalização de campos, você pode criar um Funil de Vendas diferente do outro, levando em consideração peculiaridades de cada localidade, por exemplo.

Ouça um podcast sobre campos personalizados no Bitrix24

No menu CRM, por exemplo, o administrador tem a opção de criar o campo, e primeiro você escolhe a entidade, para depois criar o campo. Além disso, existem vários tipos de campos, que podem ser vinculados a algum elemento do Bitrix24, como texto, data e hora.

>>Saiba mais sobre os tipos de campos personalizados

No momento de personalizar, podem ocorrer erros, mas você pode, a qualquer tempo, voltar e editar, ou excluir e refazer. Sobretudo porque nem sempre um campo personalizado criado precisa continuar a existir.

Uma vantagem do Bitrix24 é que você consegue colocar um campo como obrigatório a partir de determinada fase, por exemplo. E o administrador tem sempre a opção de manter dados sensíveis ocultos para usuários que não precisam ter acesso a essas informações, inclusive levando em consideração a Lei Geral de Proteção de Dados.

No caso das tarefas, é menos comum a criação de campos personalizados, porque o próprio Workflow do Bitrix24  já tem campos que, normalmente, atendem às necessidades das empresas. Mas, caso precise criar, leve em consideração que existem 4 tipos de campos personalizados para tarefas:

Texto – permite ao usuário digitar um pequeno texto dentro do campo da tarefa.

Número – permite ao usuário adicionar números (por exemplo, quantidade, preço, custo, etc.) ao campo da tarefa.

Data\horário – seleciona data e horário para o campo da tarefa (por exemplo, data em que o produto está pronto para entrega, data do evento conectado, etc.)

Verdadeiro\falso – oferece a opção de dois valores possíveis – sim e não (por exemplo, ausência ou presença em qualquer condição, objeto, etc.)

Outra vantagem dos campos personalizados no Bitrix24 é que eles podem ser usados em praticamente todas as funções depois, como: pesquisa, filtro e geração de documentos, e fazer propostas personalizadas de forma muito rápida. Isso torna a ferramenta muito poderosa! E você pode criar também um campo com Link, ou mesmo um anexo com uma imagem, por exemplo. Isso sem falar que a plataforma é responsiva para os diversos devices, como mobile, tablet…

>> Clique aqui e saiba mais sobre a criação de campos personalizados em modelos de documentos.

O fato é que a migração de CRMs antigos para o Bitrix24, como o Bitrix24 é mais completo, você pode manter as mesmas informações e ainda incrementar a ferramenta usando os campos personalizados, para cuidar dos dados estruturados. Essa é uma das vantagens da migração para o Bitrix24.

Quer saber mais sobre o que Bitrix24 pode fazer pela sua empresa? Entre em contato conosco.

24Cast #102 – Extrator de Dados no Bitrix24
24Cast #103- Últimas Novidades do Bitrix24