[Atualizado em 08/11/2019]
Como identificar a versão mais coerente para seu negócio, já que o Bitrix24 possui uma extensão funcional e opções que diferem pouco de uma versão para outra. O objetivo desse artigo é tentar auxiliar nessa decisão.
O Bitrix24 é uma plataforma em nuvem de comunicação e colaboração, incluindo ferramentas de CRM, Projetos, Sites, Contact Center e Telefonia, além de muitas outras funcionalidades (aproximadamente 35), sendo assim, é comum surgir dúvidas no momento de escolher a versão ideal para o seu negócio.
Bem, vamos passar por cada uma delas, incluindo a versão gratuita.
Então, como dizemos aqui na empresa, o Bitrix24 tem uma versão absurdamente gratuita.
Essa versão permite que até 12 usuários possam trabalhar dentro da plataforma utilizando as ferramentas de negócios. Leia-se ferramentas de negócios atividades que envolvam CRM (qualquer função), Projetos e Tarefas.
Na prática isso quer dizer que você pode ter ainda mais usuários usando rede social corporativa e chat. É uma opção inteligente e sem custo para organizar a comunicação da sua empresa.
Essa versão tem suas limitações, mas para empresas pequenas que ainda organizam tudo da área de vendas em planilhas ou ferramentas similares, será um salto considerável. Também é possível integrar ao site da empresa (Contact Center), criar formulários de captação de Leads e Site Corporativo (ou Landing Pages).
É muito comum que pequenas e médias empresas iniciem usando essa versão, principalmente quando ainda não possuem uma cultura de CRM e Gestão de Projetos gerenciadas em nuvem.
Até recentemente essa versão permitia o envio de campanhas de mailing (e-mail), mas essa opção foi desativa.
Importante: Essa não é uma versão temporária, ela é realmente gratuita, compreendendo as limitações impostas pelo fabricante, ainda assim uma das mais completas do mercado nesse formato (freemium).
Todas as funcionalidades também estão disponíveis no aplicativo móvel para IOS e Android.
Fique atento, criando seu ambiente na plataforma e ficando muito tempo sem uso, ela pode ser desativada (não se preocupe, você será notificado antecipadamente).
Essa versão não permite automatização, nem integração via API, mas entendemos que isso pode ser numa fase posterior.
Essa versão foi descontinuada a partir de 18/Março/2019, será mantida apenas para clientes que assinaram antes dessa data.
Se você é um microempreendedor (com 1 ou 2 pessoas envolvidas), poderá comprar uma assinatura comercial do Bitrix24 por apenas 24 USD/mês.
Esse é um plano experimental e pode ser usado por até 2 pessoas, o foco é microempresas que precisam de um sistema de CRM e um site. Ao examinar o gráfico de comparação de recursos, você verá que ele desbloqueia todos os recursos avançados do site, aumenta o limite de sites (para 10 sites), fornece 5 GB de armazenamento on-line extra, fornece acesso a vários recursos premium de CRM e vem com suporte técnico gratuito.
Você pode atualizar ou fazer o downgrade do Start+ para qualquer plano a qualquer momento. É um plano justo a um preço justo para quem precisa.
Vale lembrar que NÃO houve alteração no plano gratuito. Ainda é “para sempre grátis” com limites inalterados e você pode usá-lo pelo tempo que precisar.
Essa é uma versão que talvez não seja tão popular, provavelmente porque surgiu depois das demais, mas tem seu grau de importância.
Temos muitos clientes utilizando essa versão, vamos tentar explicar o motivo disso.
Essa é uma versão intermediária entre a Plus e a Standard (falaremos dela depois), ou seja, trás pontos fortes de ambas as versões, mas tem a restrição ligada ao número de usuários, apenas 6 (seis) para ferramentas de negócios.
Apesar dessa restrição, permite todas as automatizações (Tarefas, Leads e Negócios). O armazenamento é de 35 GB e 35 mil disparos de e-mail via CRM Marketing.
Para empresas do segmento de representação comercial ou de serviços, por exemplo, que possuem uma equipe pequena mas precisam de uma ferramenta com maior nível de automação, certamente será um casamento perfeito.
Também é permitido múltiplos Pipelines, ou seja, essa é uma versão bem interessante para quem está planejando melhorar a gestão e operação comercial.
A versão mais recente da plataforma, criada justamente para empresas que precisam focar o uso em projetos.
Ela permite até 24 usúarios em projetos e tarefas, as funções de CRM são básicas, diferente da CRM+ que permite possibilidades mais avançadas.
A versão mais utilizada e indicada, principalmente para médias e grandes empresas. Ela possui a possibilidade de até 50 usuários nas ferramentas de negócios, armazenamento de 100 GB e 50 mil disparos de emails mensais via CRM Marketing.
É uma versão bem completa, principalmente para CRM e Projetos, claro que trás também todas as funcionalidades das versões anteriores.
Indicada também para empresas que entendem que o Bitrix24 pode ser a solução para substituir o excesso de ferramentas paralelas. Ao custo mensal de 99,00 dólares (cerca de 400,00 reais), pouco provável encontrar outra plataforma semelhante no mercado que ofereça tantas funcionalidades e acessos com esse investimento.
A partir dessa versão também é possível incluir usuários externos (de fora da empresa) nos grupos de trabalho (comunidades), uma das funcionalidades mais queridas pelos usuários da plataforma.
Quer usar telefonia, desenvolver um número maior de sites e até melhoria de processos via Workflow (Fluxo de Atividades), essa é a versão ideal para sua empresa.
O Fluxo de Atividade é um tipo de funcionalidade que pode ser expandida para toda a empresa, no RH por exemplo, é possível criar processos para solicitação de férias, envio de comprovantes, solicitação de treinamentos, agendas em geral, etc.
Suprassumo! A versão mais completa da plataforma, para grandes empresas, usuários e armazenamento ilimitados.
Além de todas as funções listadas nas versões anteriores, também possui algumas funcionalidades específicas, como por exemplo gerenciar reuniões e briefings direto na plataforma.
Quer conhecer essa versão antes de assinar o Bitrix24? Ative o teste de 30 dias e será habilitado todas as funcionalidades dessa versão.
Todas as versões permitem integração com canal aberto (contact center), permissão de acessos, usuários ilimitados para uso de chat e rede social corporativa (já citado anteriormente, mas vale reforçar), além de acesso completo ao aplicativo móvel.
A telefonia também esta disponível em todas as versões, incluindo a possibilidade de locação de número virtual para recebimento de chamada e créditos de VOIP.
Se você quer ter acesso a um detalhamento maior das diferenças funcionais da plataforma visite o site oficial do Bitrix24.
Confira um dos artigos que escrevemos aqui no blog onde disponibilizamos 7 passos iniciais para começar a usar a plataforma.
Lembrando que é possível migrar de uma versão para outra, caso seu negócio cresça e seja necessário ampliar o número de usuários e ou funcionalidades.
Acompanhe também nosso Podcast exclusivo (disponível nas principais plataformas de podcast) e conheça alguns cases de uso da plataforma.